O que é o Budô Taijutsu?

Budô Taijutsu (termo japonês que designa habilidade corporal das vias marciais) é o nome dado por Hatsumi Sensei à essência combinada das nove escolas, ou tradições marciais antigas, por ele lideradas.

De uma forma muito sucinta podemos dizer que Budô Taijutsu envolve a prática cuidada e progressiva de métodos físicos, mentais e espirituais, de sobrevivência e protecção, que têm como objectivos primordiais:

A defesa da vida.
O cultivo de um estilo de vida natural.
A manutenção de uma atitude benevolente em relação aos outros.

O Budô Taijutsu da Bujinkan é um método de protecção caracterizado pela naturalidade da sua aplicação, pelo que tem como base movimentos e deslocações simples e naturais.
Este sistema de combate integral, procura evitar movimentos e pensamentos supérfluos, e o consequente desgaste energético, ao mesmo tempo que procura desenvolver uma sensibilidade/inteligência corporal que resulte na acção correcta na altura certa.
Para tal a sua prática deve atender a três elementos essenciais:

Descontracção: Esta é uma característica importantíssima, tanto na prática do Taijutsu como na Vida. A nossa estrutura física deve estar descontraída (influenciando dessa forma o nosso funcionamento mental e posicionamento espiritual) havendo uma concentração momentânea de energia apenas na zona do corpo, que utilizamos para nos defender.

Alegria: Para além de aprendermos melhor e mais rapidamente quando estamos felizes, a alegria é uma das melhores terapias naturais. Como diz Hatsumi Sensei: "O sorriso é o símbolo do vencedor".

Confiança: O Taijutsu deve ser empregue com confiança. Porém, mais do que confiar na nossa capacidade de vencer outro ser humano, é importante confiar que vamos vencer as vicissitudes da vida, bem como as nossas lacunas como ser humanos.

Bujinkan