O que é a Bujinkan ?

Bujinkan ou o local de treino do Guerreiro Divino, que é uma possível tradução, foi o nome dado pelo Dr. Hatsumi Maasaki à organização por ele criada com o intuito de garantir a disseminação no mundo moderno dos ensinamentos das nove escolas ou tradições marciais antigas (Ko Ryu-Ha Bujutsu) herdadas do seu mestre Takamatsu Toshitsugu.
Com a morte de Takamatsu Sensei em Abril de 1972 o Dr. Hatsumi passou a ser o Soke (termo japonês para chefe de uma familia ou escola) das 9 Tradições da Bujinkan.

Bujinkan Honbu Dôjô

O Bujinkan Honbu Dôjô é, para além do Dôjô central, conhecido por Bujinden, a instituição à qual passam a pertencer todos aqueles que aceitarem as Normas da Bujinkan e dela se tornem membros.
Este dôjô situa-se em Noda e ainda é onde membros de todo o mundo se juntam todos os anos para treinar com mestres de alto nivel.

Hatsumi Masaaki


Hatsumi Yoshiaki nasceu no dia 2 de Dezembro de 1931, na cidade de Noda, no Japão. Mais tarde mudou o seu primeiro nome para Masaaki.

Iniciou o seu estudo de artes marciais pelo Kendô, quando tinha sete anos. Pouco depois, começou também a estudar Judô e Karate.

Durante a sua juventude, para além de ter sido capitão da equipa de futebol da sua escola, foi também ginasta e praticante de boxe. Dança e artes teatrais foram outras das suas paixões, tendo mesmo continuado o seu estudo nos primeiros anos de Faculdade.

Enquanto cursava medicina (tradicional japonesa) continuou e aprofundou os seus estudos do Budô. Na sua procura incessante por uma verdadeira arte guerreira, estudou Kobudô com um instrutor que acabaria por apresenta-lo, quando tinha 26 anos, ao seu verdadeiro e único mestre, Takamatsu Sensei, com quem estudou durante 15 anos. Quando Takamatsu Sensei faleceu, em 1972 com 84 anos, tinha já anunciado que Hatsumi Sensei seria o único herdeiro e próximo Soke das nove escolas.

Para além de ser Soke das nove escolas que formam a Bujinkan e portanto, reconhecido como um grande mestre das artes marciais (é considerado no Japão como um tesouro nacional vivo), Hatsumi Sensei é também internacionalmente conhecido como escritor, poeta, e pintor de grande talento.

Toshitsugu Takamatsu


Takamatsu Sensei nasceu no dia 1 de Março de 1888. Iníciou o seu estudo de Artes Marciais com o seu avô, Toda Shinryuken Masamitsu, aos oito anos. Dele herdou inicialmente Togakure-ryu, Gyokushin-ryu, Kumogakure-ryu, Shinden Fudo-ryu e Koto-ryu. Com Mizuta Tadafuza Sensei estudou Takagi Yoshin-ryu, que mais tarde veio a herdar. Teve ainda, a oportunidade de aprender Kukishin-ryu, Hontai Takagi Yoshin-ryu e Gikan-ryu com Ishitani Matsutaro Takekage, que lhe legou as três escolas aquando da sua morte.

Takamatsu Sensei passou cerca de 10 anos na China numa altura muito turbulenta da história daquele país. A sua fama como grande mestre de artes marciais fez com tivesse largas centenas de alunos, enquanto aí permaneceu. No entanto essa grande fama, assentava sobre a sua conhecida mestria de Bojutsu e Jujutsu. Quando faleceu, em 1972, foram muitos os que ficaram surpresos por saberem que ele era também Soke de três linhagens de Ninjutsu.

Bujinkan Ryū-Ha


As Nove Escolas ou Tradições da Bujinkan, das quais Hatsumi Sensei é Sōke, são as seguintes:

Togakure-ryu Ninpo, 34º Soke

Gyokko-ryu Kosshijutsu, 28º Soke

Kukishinden-ryu Happo Hikenjutsu, 28º Soke

Shindenfudo-ryu Dakentaijutsu, 26º Soke

Gyokushin-ryu Ninpo, 21º Soke

Koto-ryu Koppojutsu, 18º Soke

Takagiyoshin-ryu Jutaijutsu, 17º Soke

Gikan-ryu Koppojutsu, 15º Soke

Kumogakure-ryu Ninpo, 14º Soke